Entenda o que é Fisioterapia Quiropráxica e quais são suas contraindicações - Blog

Fisioterapia Quiropráxica é uma especialidade própria da Fisioterapia onde são empregados recursos que sustentam que as doenças se curam pela manipulação das estruturas do corpo, especialmente da coluna vertebral;

O que é Fisioterapia Quiropráxica?

A Fisioterapia Quiropráxica é uma especialidade própria da Fisioterapia onde são empregados recursos quiropráxicos na avaliação, no diagnóstico cinético funcional, no tratamento e na prevenção das desordens mecânicas do sistema musculoesquelético e que afetam a função do sistema nervoso e da saúde em geral.

O Fisioterapeuta Quiropraxista (ou Quiropráxico) é o profissional que busca a promoção da saúde através da liberação do fluxo neurológico pleno por meio de ajustes e/ou manipulações, principalmente da coluna vertebral.

Diversas outras técnicas e/ou recursos fisioterapêuticos podem ser agregados à Fisioterapia Quiropráxica, potencializando ainda mais os resultados. Isso faz do Fisioterapeuta um profissional altamente qualificado para tratar as mais diversas afecções neuro-músculo-esqueléticas.

Apesar da quiropraxia ter começado a ser praticada em 1895, nos Estados Unidos, ainda hoje é uma área pouco conhecida no Brasil.

Para quais problemas a quiropraxia é indicada?

Os mais comuns são dor lombar, dor cervical, hérnia de disco, dor no nervo ciático, dor de cabeça, tendinite, contusão, torcicolo e incômodos articulares. Pessoas sem essas queixas também podem fazer a quiropraxia para manter a coluna em ordem, especialmente se já têm problemas de postura e se passam o dia todo em frente ao computador ou vivem em constante clima de tensão.

No entanto, pacientes com câncer, osteoporose, artéria calcificada ou com histórico de cirurgia na coluna normalmente não podem ser manipulados por fisioterapeutas-quiropraxistas. Mas, antes de tomar qualquer decisão, é bom consultar um profissional especializado autorizado ao exercício, pois somente ele é capaz de avaliar cada caso.

Compartilhe: